• Home
  • Notícias
  • Fertilizante fica 5% mais barato ao produtor pelo índice IPCF em abril

Fertilizante fica 5% mais barato ao produtor pelo índice IPCF em abril

O Índice de Poder de Compra de (IPCF) referente a abril de 2025 fechou em 1,13, apresentando um aumento de 5% em comparação com o mês anterior. Esse resultado reflete tanto a queda nos preços das commodities quanto o avanço nos valores dos fertilizantes, com destaque para a variação cambial, que teve impacto mínimo no índice devido à sua estabilidade no período.

A variação no preço das commodities foi de uma queda de 1%, com a apresentando recuo de 0,7%, o uma queda de 4% e a cana-de-açúcar uma redução de 1%. Esse movimento é atribuído ao momento de plantio da soja e do milho nos Estados Unidos, que geram boas perspectivas para a nova safra. Além disso, o fim da colheita de soja no contribui para a alta disponibilidade de grãos no , e as expectativas positivas em relação à colheita da safrinha brasileira também impactaram a retração nos preços.

No entanto, os preços das matérias-primas registraram uma alta média de cerca de 4%, impulsionada por aumentos expressivos nos fertilizantes, como o Fosfato (6%), o Superfosfato Simples (5%) e o Cloreto de Potássio (4%). Em contraste, a ureia apresentou um pequeno recuo de 1%. Apesar de uma valorização de 1% no dólar, o mês de abril foi marcado por menor volatilidade cambial, o que contribuiu para um de preços mais estáveis no mercado.

O mercado permanece atento ao desenvolvimento da soja e do milho nos Estados Unidos, observando as condições climáticas e seus impactos na produtividade das lavouras. No Brasil, o crescimento da segunda safra de milho tem mostrado bons resultados, e o monitoramento contínuo das condições econômicas globais, como tarifas internacionais e o comportamento dos preços de commodities e insumos agrícolas, continua sendo crucial para a evolução do IPCF.

Sobre o IPCF

O IPCF é um índice mensal divulgado pela Mosaic que mede a relação entre os preços dos fertilizantes e das commodities agrícolas, com base em 2017 como ano de referência. O cálculo do índice leva em consideração os preços das principais lavouras brasileiras, como soja, milho, açúcar, e algodão. Quanto menor a relação entre os preços das commodities e dos fertilizantes, mais favorável é o índice, indicando uma melhor relação de troca.

A metodologia do IPCF utiliza dados da CRU, uma empresa de consultoria , para calcular os preços dos fertilizantes nos portos brasileiros, enquanto os preços das commodities são obtidos por meio da média do mercado brasileiro, em dólar, com base nas publicações da Agência Estado e do CEPEA. O cálculo do índice também é ponderado pelo câmbio, com diferentes pesos atribuídos aos fertilizantes e commodities.

Esses dados são essenciais para que os agentes do setor agrícola, incluindo produtores e distribuidores, tomem decisões informadas sobre a compra de insumos, levando em consideração as condições do mercado.

Compartilhar:

Leia +

Preocupação com a gripe aviária faz preço do ovo disparar

Preocupação com a gripe aviária faz preço do ovo disparar

Quisquam nesciunt facilis dolorum repellendus perferendis. Aut voluptatem et vero veritatis quae. Totam voluptas qui quia ducimus nihil.…

A dramatic forest fire engulfing trees, creating intense smoke and flames against a natural woodland backdrop.

Produção portuguesa deve recuar com a seca pelo segundo ano

Ducimus nulla minima laboriosam aut magnam eius suscipit. Magnam nesciunt recusandae a repellat voluptas voluptatem ut. Nihil nam…

By
Henrique Lessa9 meses ago
O que esperar do “tarifaço” de Donald Trump sobre a economia brasileira?

O que esperar do “tarifaço” de Donald Trump sobre a economia brasileira?

Assim como todos os países que exportam produtos e serviços para os Estados Unidos, o Brasil também foi…

By
Redação8 meses ago
Congresso brasileiro aprova nova lei ambiental

Congresso brasileiro aprova nova lei ambiental

Ducimus nulla minima laboriosam aut magnam eius suscipit. Magnam nesciunt recusandae a repellat voluptas voluptatem ut. Nihil nam…

By
Henrique Lessa9 meses ago

Escuta aí o nosso podcast. Toda sexta um novo episódio.

Escute o nosso podcast Um episdio novo toda a sexta
Publicidade
YouTube